domingo, 22 de setembro de 2013

Celenterados - Biologia Animal


CELENTERADOS-BIOLOGIA ANIMAL




Os celenterados são animais invertebrados, na maioria, de vida marinha. O corpo destes animais está organizado em formato de saco, modificando-se para formar um pólipo. Algumas espécies apresentam tentáculos.


Classes de celenterados


Hidrozoários
Apresentam corpo de formato pequeno e vivem em colônias. São semelhantes aos vegetais.

Exemplos: obélia, medusa, hidra e caravela


Cifozoários
O formato do corpo é muito bem definido. Algumas espécies possuem corpo no formato de um guarda-chuva aberto. A consistência do corpo é mole, sendo que alguns cifozoários (água-viva, por exemplo) podem causar sérias queimaduras na pele dos seres humanos.

Exemplos: águas-vivas, Aurélia e algumas espécies de medusas.



Antozoários
Possuem hábitos de vida isolados ou em colônias. O formato mais comum do corpo é de um pólipo. Algumas espécies possuem esqueleto formado por carbonato de cálcio.
Exemplos: anêmonas-do-mar, actínias e corais.Fonte:http://www.suapesquisa.com/pesquisa/celenterados.htm



Reino Protistas - Biologia Animal


REINO PROTISTA - BIOLOGIA ANIMAL

Vídeo ilustrativo sobre o reino protista


Vamos falar um pouquinho mais sobre o reino protista?


Os seres classificados no Reino Protista são unicelularesmicroscópicos e suas células são eucarióticas, portanto com núcleo verdadeiro. Eles podem ser autótrofos (grego autos = por si mesmo; trophé = nutrição) ou heterótrofos. Podemos dividir o Reino Protista em dois grupos: o das algas e o dos protozoários.
Fonte:http://educar.sc.usp.br/ciencias/seres_vivos/seresvivos6.html



ALGAS

Os protistas autótrofos, organismos microscópicos, constituem a maior parte do plâncton marinho e dulcícula. São de fato os mais importantes produtores desses ecossistemas, isto é, pela fotossíntese, produzem os alimentos que direta ou indiretamente garantem a vida de todos os demais seres. Eles também são chamados de algas unicelulares.
As algas unicelulares pertencentes ao Reino Protista distribuem-se por três divisões: Chrysophyta (diatomácias e crisofítas), Euglenophyta (euglenóides) e Pyrrophyta (dinoflagelados).
Pode-se referir às algas como crisofíceas ou crisófitas, por exemplo, valendo esta nomenclatura para as outras classes.
Fonte:http://educar.sc.usp.br/ciencias/seres_vivos/seresvivos6.html


Figura ilustrando Crisófitas Diatomáceas

Crisófitas (grego chrysos = ouro; grego phykia = alga): são as algas douradas, representadas principalmente pelas diatomáceas;Fonte:http://educar.sc.usp.br/ciencias/seres_vivos/seresvivos6.html


Figura ilustrando Euglenófitas

Euglenófitas (grego eu = bem; grego glene = encaixe): são algas esverdeadas que possuem um ou dois flagelos, vivem principalmente em água doce. O principal representante é a Euglena;Fonte:http://educar.sc.usp.br/ciencias/seres_vivos/seresvivos6.html


Maré vermelha provocada por Noctiluca

Pirrófitas (grego pyrrhos = avermelhado, cor de fogo): são as "algas de fogo", assim chamadas por causa da cor avermelhada que possuem. Algumas vivem em água doce mas a maioria é marinha. Um exemplo interessante de pirrófita é a Noctiluca, que possui luminescência, sendo responsável, em grande parte, pela luminosidade do mar e da areia molhada, que se pode observar facilmente à noite.Fonte:http://educar.sc.usp.br/ciencias/seres_vivos/seresvivos6.html



PROTOZOÁRIOS

Antigamente referia-se ao Filo dos Protozoários. Atualmente o termo protozoário tem sido empregado como uma designação coletiva, sem valor taxonômico. Os antigos Subfilos passaram a ser os atuais Filos.
A classificação dos protozoários é feita com base nas estruturas de locomoção que apresentam. Os principais Filos de protozoários são:


Figura ilustrativa da Ameba (Amoeba)
Fonte:www.educadores.diaadia.pr.gov.br

Sarcodina (sarcodíneos): locomovem-se através de pseudópodos. Ex.: as amebas;Fonte:http://educar.sc.usp.br/ciencias/seres_vivos/seresvivos6.html


Figura ilustrativa de Mastigophora



Figura ilustrativa de um Tripanossomo
Mastigophora (mastigóforos): locomovem-se através de flagelos. Também conhecidos como flagelados. Ex.: tripanossomo;


Figura ilustrativa de um Paramécio
Ciliophora (ciliados): locomovem-se através de cílios. Ex.: paramécio;



Figura ilustrativa de um Plasmódio
Fonte:http://fpslivroaberto.blogspot.com.br/2010/01/parasitas-plasmodium-spp-e-malaria.html
Sporozoa (esporozoários): não possuem estruturas de locomoção. Ex.: plasmódio.



Os protozoários (grego protos = primeiro; grego zoon = animal) formam um grupo numeroso, com uma grande variedade de formas, adaptadas aos mais diferentes modos de vida. Eles ocorrem em praticamente em todos os ambientes aquáticos e terrestres. Existem espécies de vida livre e parasitas.

As células dos protozoários são chamadas de “células-organismo”, pois são capazes de executar todas as funções que os seres pluricelulares são feitas por células ou órgãos especializados.

Os protozoários podem se locomover por pseudópodoscílios e flagelos, embora haja também espécies sem locomoção.

Os pseudópodos (grego pseudo = falso; grego podos = pé) são expansões de citoplasma que permitem um lento deslizamento do organismo. Esses pseudópodos se alongam e alargam, e assim mudam constantemente a forma da célula durante o deslocamento.
Os cílios são filamentos curtos que ocorrem em grande número por célula, enquanto os flagelos são longos e cada célula apresenta apenas um ou alguns poucos. Nos dois casos eles batem coordenadamente e possibilitam a natação do organismo numa determinada direção.Fonte:http://educar.sc.usp.br/ciencias/seres_vivos/seresvivos6.html

Figura ilustrativa de alguns tipos de protozoários
Fonte:http://www.brasilescola.com/biologia/reproducao-nos-protozoarios.htm

Fotossíntese - Biologia Vegetal


BIOLOGIA VEGETAL (FOTOSSÍNTESE)

Vídeo explicativo da fotossíntese.


Esquematização da fotossíntese:

Vamos falar um pouquinho sobre a fotossíntese?

Processo Fotossíntese

1. Introdução
O Sol é a fonte de toda energia da biosfera. A fotossíntese é o processo pelo qual a energia luminosa é captada e convertida em energia química.
A capacidade de executar a fotossíntese está presente em eucariontes e em procariontes. Os eucariontes fotossintetizantes são os vegetais e as algas. As cianobactérias e algumas bactérias são procariontes que também realizam a fotossíntese. Mais da metade de toda a fotossíntese da biosfera ocorre nos seres unicelulares, particularmente nas algas, que formam o fitoplâncton.
Todos os seres fotossintetizantes, exceto algumas bactérias, utilizam a água como fonte de hidrogênio para. Aequação geralpara o processo é:
Processo Fotossíntese
A equação geral do processo indica que o organismo fotossintetizante utiliza o CO2 (gás carbônico) e a H2O (água), absorve energia luminosa por meio da clorofila (pigmento fotossintetizante) e produz glicose (açúcar) e O2 (gás oxigênio).
De acordo com o hábitat do organismo fotossintetizante (algas ou vegetais), o CO2 pode ser retirado da água ou do ar, e a água pode ser retirada do ambiente aquático ou do solo.
O pesquisador inglês C.B. Van Niel demonstrou que a fotossíntese, dos vegetais, das algas e das bactérias são, fundamentalmente, semelhantes, mas apresentam substâncias doadoras de hidrogênios diferentes. Na fotossíntese dos vegetais e das algas, a água (H2O) é a fonte de hidrogênios e do gás oxigênio; e na fotossíntese das bactérias, a fonte de hidrogênios é o H2S (gás sulfídrico), mas neste caso não ocorre liberação de oxigênio, e sim de enxofre (S), por isso essas bactérias são chamadas de sulfobactérias.
Experimentos utilizando água (H2O) e gás carbônico (CO2) marcados com oxigênio isótopo 18 demonstram que a origem do gás oxigênio é a molécula de água e não o gás carbônico(CO2).
Processo Fotossintese
Com base no experimento acima, sabendo da origem do gás oxigênio a partir da molécula de água, podemos escrever a equação da fotossíntese assim:
Processo Fotossintese
Veja que nessa equação o número de átomos de oxigênio da água (H2O) corresponde ao número de átomos de oxigênio presentes no gás oxigênio (O2), que não é mostrado quando utilizamos a equação resumida dafotossíntese mostrada a seguir.

Angiospérmicas - Morfologia da Flor - Biologia Vegetal


BIOLOGIA VEGETAL: MORFOLOGIA DA FLOR



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=kubOt87c5_Y


Agora vamos falar sobre ANGIOSPERMA:

Maracujazeiro, uma angiosperma.

As angiospermas são as plantas de maior ocorrência em nosso planeta, apresentando-se nos mais diversos tamanhos, formas e ambientes. Diferentemente das gimnospermas, são dotadas de flores e frutos. Esta primeira estrutura abriga os elementos relacionados à reprodução sexuada e outras estruturas, a seguir:

Fonte:http://www.brasilescola.com/biologia/angiospermas.htm

Gineceu (sistema reprodutor feminino):

Androceu (sistema reprodutor masculino):

pedicelo é responsável pela sustentação da flor ao caule e o receptáculo é a estrutura que prende as sépalas. Estas, em conjunto, são denominadas cálice; e o conjunto de pétalas é a corola. 


Na região terminal dos estames há as anteras: estruturas que abrigam o pólen. Já na região basal dogineceu, localiza-se o ovário da flor. 



As cores atrativas das pétalas, o cheiro da flor e a presença de néctar permitem com que insetos, aves e morcegos se aproximem destas estruturas. Desta forma, tais indivíduos são capazes de propiciar a polinização, ao levarem os pólens até o estigma. Após este evento, o óvulo fecundado transforma-se em semente; e as paredes do ovário, em fruto. 



Ao envolver as sementes, os frutos protegem estas estruturas, permitindo com que a dispersão destas aconteça de forma mais eficiente. Por serem base para a alimentação de diversos animais, estes podem também facilitar este processo. 



Estas duas características, aliadas ao surgimento do sistema de vasos condutores, são os três grandes fatores que contribuíram para que este grupo vegetal fosse constituído, hoje, de mais de 235 mil espécies, em todo o planeta.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola



FIGURA ILUSTRATIVA DA ANGIOSPERMA
REINO PLANTAE


Células vivas (Viagem à célula)

      
Este vídeo é bem explicativo sobre as células, vale a pena assistir!
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=FULh4hXgEAk


ESQUEMA DE UMA CÉLULA VEGETAL (CÉLULA PROCARIÓTICA)



Fonte: http://celula-aunidadedavida.blogspot.com.br/2011/12/celula-vegetal_03html  


Vamos saber mais um pouquinho sobre a célula vegetal?

A célula vegetal é semelhante à célula animal, mais contém algumas peculiaridades que são um composto de organelas celulares e outras estruturas que sejam ativas no metabolismo celular. Inclui o núcleo, retículo endoplasmático, citoplasma, ribossomos, complexo de Golgi, mitocôndrias, lisossomos, plastos e componentes não protoplasmáticos são os resíduos do metabolismo celular ou substâncias de armazenamento. Inclui vacúolos, parede celular e substâncias ergástricas.

 Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/Celulavegetal.php



ESQUEMA DE UMA CÉLULA ANIMAL (CÉLULA EUCARIÓTICA)



Fonte: http://www.infoescola.com/citologia/celula-animal/


Vamos saber mais sobre a célula animal e suas diferenças entre a célula vegetal?


As células animais apresentam o núcleo, local onde encontramos o material genético, separado do citoplasma pela presença de um envoltório que denominamos de carioteca, além de outras estruturas presentes no citoplasma que não encontramos em células procarióticas.
O citoplasma das células eucarióticas (onde estão incluídas as células animais), corresponde à região localizada entre a membrana plasmática e a carioteca, sendo constituído por um fluído que chamamos de citosol (ou citossol, ou citoplasma fundamental ou hialoplasma) composto por íons, água e substãncias importantes para a síntese de moléculas orgãnicas e compreende diversos tipos de estruturas, tais como as descritas a seguir:
*Ribossomos: participam do processo de síntese protéica
*Inclusão citoplasmática: são estruturas não membranosas e temporárias que representam formas de reservas de substãncias na célula.
*Citoesqueleto: responsável pelos movimentos celulares e composto por uma rede de finos tubos protéicos-microtúbulos-que sustentam o citoplasma.
*Organelas membranosas: cada qual com a sua função específica. As organelas presentes em praticamente todas as células eucarióticas são:complexo de Golgi, retículo endoplasmático, peroxissomos, mitocôndrias e lisossomos.
Na célula animal não são encontradas algumas estruturas presentes nas células vegetais, tais como parede celular, plastos e vacúolos.
O quadro a seguir estabelece alguma desses diferenças:

Célula VegetalCélula Animal
CentríolosNãoSim
PeroxissomosSimSim
Complexo de GolgiDisperso no citoplasmaConcentrado
CloroplastosSimNão
VacúolosGrandesPequenos
PlasmodesmosSimNão
Parede celularSimNão
Reserva de energiaAmidoGlicogênio 
          Fonte: http://www.infoescola.com/citologia/celula-animal/Sobre as células (animações divertidas) saiba mais, acesse o Link: